Como fazer live nas redes sociais: o passo a passo - Aldeia Conteúdo

Passo a passo: como fazer uma boa live

17/06/2020

Você tem dúvidas sobre como fazer live nas redes sociais? Neste passo a passo, você confere dicas incríveis que vão fazer você arrasar na transmissão!

Confira!

Escolha o tipo de live

As transmissões ao vivo, conhecidas popularmente como lives, sempre existiram. Apesar disso, agora, são recursos que vêm sendo muito utilizados nas redes sociais, seja para aumentar o engajamento do público, seja como uma opção de lazer durante a quarentena. 

Afinal, estamos ficando muito mais em casa e, por isso, precisamos aumentar nossos hobbies, não é mesmo?

Nessa grande explosão de transmissões em tempo real, há aquelas feitas por artistas, que, geralmente cantam seus sucessos e arrecadam doações para entidades filantrópicas. Marília Mendonça, Jorge & Mateus e Gusttavo Lima, por exemplo, conseguiram, respectivamente, R$ 3,3 milhões, 3,16 milhões e 2,76 milhões de visualizações em suas lives. São verdadeiros cases de sucesso do uso da função no Brasil!

Em contrapartida, há também outras feitas por anônimos, com o propósito de debater algum tema que o apresentador é especialista. São os casos de médicos, advogados, publicitários, jornalistas e outros profissionais que têm se desafiado frente à novidade.  

Após escolher qual o tipo de live que irá fazer, tenha em mente que ela precisa ter qualidade, preparo e organização! Desta forma, é possível evitar imprevistos, proporcionar um bom conteúdo e agradar quem mais importa, que, claro, são aqueles que estão te assistindo e acompanhando. 

Para você não tropeçar em algum item na hora de fazer uma boa live, separamos algumas dicas importantes. 

Domine o que irá falar

Antes de tudo, é preciso que você domine o conteúdo da live.

Mesmo se tiver facilidade em falar em público, não deixe de organizar os seus pensamentos previamente em um roteiro. Isso ajuda a evitar falhas, pausas longas e desconfortáveis e momentos de silêncio.

Por isso, nele, coloque, em ordem, tudo aquilo que deseja abordar sobre o assunto e estipule o tempo mais ou menos de cada item. Lembrando que é necessário deixar uns minutos para responder às perguntas dos espectadores, já que um dos grandes diferenciais dessas transmissões é a possibilidade da interação ao vivo.

Claro, nas redes sociais, não é como na televisão, que precisa seguir o roteiro de forma rigorosa, sem mudanças. Logo, caso um tópico específico não renda como imaginava, pule para outro, sem peso na consciência. 

O mais importante é garantir uma percepção bem rápida frente ao que a audiência deseja, atendendo desejos e dúvidas presentes nos comentários. 

Pense no cenário 

O próximo passo é a escolha de um ambiente adequado, sem ruídos e bastante iluminado. Então, onde seria legal fazer uma live?

É importante ressaltar que não precisa ser um lugar sofisticado. O simples cai bem. Sempre cai!

Sabendo disso, opte por um fundo mais neutro e liso ou monte uma pequena decoração que vai de encontro ao assunto e a sua audiência. 

Vai falar de uma temática mais séria? Se você se posicionar à frente de uma estante de livros ou ficar sentado em um escritório, por exemplo, poderá conseguir transmitir a credibilidade necessária. 

É um papo mais descontraído? Use e abuse da criatividade no seu cenário, sente em um lugar mais confortável da casa e coloque objetos que podem dar toda a leveza ao que será abordado na live.

Ah, claro, em qualquer hipótese, fuja de exageros. Não podemos desviar a atenção dos espectadores para uma outra coisa que não seja o que estamos falando. Ou seja, equilíbrio sempre em suas escolhas!

Separe os equipamentos

Sem equipamentos de vídeo, não há live.

“Ah, mas não tenho câmera profissional ou uma webcam de qualidade”. Não tem problema!

O celular é o meio mais fácil, rápido e, muitas vezes, de maior qualidade em áudio e imagem, comparado a outros eletrônicos, para se realizar uma transmissão.

Basta ter instalado a versão mais atualizada da rede social que deseja fazer a live, seja Facebook, Instagram ou YouTube, e pronto. Sem tanta complicação, você pode estar ao vivo para os seus seguidores.

Conheça os botões e suas funções

Seja no Facebook, Instagram ou YouTube, você irá se deparar com alguns botões ao iniciar sua transmissão ao vivo.

No Instagram, por exemplo, quando a live começa, são esses que compõem a tela:

 

  • Inverter câmera: inverte a câmera para a câmera frontal ou a câmera traseira;
  • Filtros: aplica filtros em cima do seu vídeo;
  • Convidar pessoas: convida o usuário selecionado para participar da live;
  • Direct: envia a live via mensagem direta (direct message ou DM) para seus contatos;
  • Perguntas: botão para enviar/receber perguntas de quem está assistindo a live;
  • Comentários: espaço utilizado para os usuários comentarem. Ao lado, ficam três pontinhos para que você possa ativar ou desativar esta função.

 

Para ajudar, fizemos este pequeno e simples “infográfico” explicando cada um destes botões.

 

Como fazer live

Tela da live no Instagram.

Divulgue 

Para alcançar mais pessoas, não se pode abrir mão da divulgação. É porque lives surpresas podem ser um sucesso, mas também um grande fracasso. E não queremos isso, não é?

Portanto, decidiu o tema, rede social e o horário? Vá lembrando o seu público até o dia da transmissão ao vivo. Apostando na antecipação, a sua audiência consegue se planejar e avisar a notícia a outras pessoas.

No Instagram e Facebook, vale fazer posts de lembretes no Feed e Stories. No LinkedIn, a sugestão é fazer um texto introduzindo o assunto e colocando as informações importantes. Já se tiver o costume e for uma prática de sua rotina ou da rotina de sua empresa, mande um e-mail marketing com a inclusão da data e horário da live para os seus contatos. 

Tudo isso proporcionará mais engajamento do início ao fim!

Não esqueça de salvar o conteúdo

Deu tudo certo a sua transmissão ao vivo?

Se sim, salve o conteúdo para quem não acompanhou em tempo real ter a possibilidade de ver depois.

No Facebook e YouTube, o salvamento é automático, de acordo com as configurações de sua conta. Já no caso do Instagram, é preciso clicar em encerrar, esperar aparecer uma tela preta com opções e selecionar “Compartilhar no IGTV”. Assim, o conteúdo pode ficar salvo no IGTV e no feed. Fácil, não é?

Gostou das dicas? Então, comece a colocar em prática na quarentena e transmita muito conteúdo para a sua audiência aproveitar no tempo livre!

 


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Por:
Aldeia Marketing de Conteúdo