Portfólio de marca: como construir a estratégia? - Aldeia Conteúdo

Portfólio de marca: como construir a sua estratégia?

23/11/2022

O portfólio de marca é todo produto, serviço ou até mesmo outras marcas e submarcas que são atreladas a uma marca maior. 

Podemos citar os grupos empresariais, como por exemplo: P&G, Unilever, Pepsico, Coca-Cola, e Nestlé, que possuem várias marcas voltadas para mercados e nichos diferentes. 

Mas o portfólio não se restringe só a grandes empresas. Se você possui um negócio e ele tem produtos ou serviços a serem oferecidos, você tem um portfólio. 

A grande questão é: como organizá-lo? Como oferecer uma boa estratégia para que as pessoas entendam a sua proposta? É realmente necessário criar um produto novo ou uma marca nova? E quando eu criar, como vou expressar confiança na minha proposta? Quando devo enxugar meu portfólio?

Não sabe como responder essas questões? Então a gente te explica, confira abaixo!

Extensão de Marca

No primeiro momento, precisamos pensar em extensão, que é a capacidade da marca evoluir de acordo com as mudanças. 

Criar um produto novo é entender as oportunidades do mercado ou, até mais do que isso, é entregar algo novo dentro de uma promessa que se alinhe com o histórico da sua empresa.

Para isso, é necessário entendermos um pouco mais  sobre a alavancagem e o fortalecimento.

Alavancagem

A Alavancagem está atrelada ao quadro de referência que a sua empresa se encaixa.

Sendo pela categoria a que ela pertence, público que ela atende, como é percebida pelo mesmo, quais são as associações diretas e indiretas que as pessoas fazem ao pensar no seu negócio e seus serviços prestados.

Ampliar o quadro de referência da sua empresa, aumentar o nível de associações e de diferenciação para novas categorias, permite criar um produto novo sem que ele desate da proposta inicial da sua marca, pois o que pode acontecer é o produto não vingar e se tornar um investimento perdido.

Vamos fazer um exercício de como isso poderia dar errado? 

Imagine que a Colgate, uma marca voltada para saúde bucal, resolva investir em lasanhas congeladas. Você chega no supermercado e tem a opção de levar a lasanha Colgate. Não faz sentido, né? 

Isso porque a marca está no quadro de referência para a saúde bucal, em categorias como creme dental, fio dental, creme dental para crianças, escovas de dentes, flúor e muitas outras.

Agora, vamos a um exemplo onde isso deu certo?

A CAT (Caterpillar) é uma empresa que produz motores e veículos pesados voltados para construção civil e mineração, como tratores e escavadeiras. 

Essa empresa está ligada intimamente a força e robustez, dessa forma, lançou uma botina voltada para trabalhadores da construção civil, entregando, assim, uma botina, forte, robusta e que passa a sensação de proteção além das demais.

Fortalecimento

Já o Fortalecimento está relacionado aos pontos de diferença da marca, aos seus atributos funcionais, o quanto a função do produto é relevante para seu público. 

Assim como o “Gillette Mach 3”, por exemplo, que promete o corte mais rente, lâminas mais afiadas, que deslizam sem esforço e o “barbear perfeito”. Já os atributos emocionais, são diferenciais emocionais que atraem o público a escolher sua marca. 

Para exemplificar, podemos pensar em um contador que trabalha a semana toda de terno que escolhe uma Harley Davidson para sair aos fins de semana, se sentindo um fora da lei, ou escolhe uma BMW para se sentir poderoso, compra um perfume Paco Rabbane e veste Prada para se sentir atraente.

Criar um produto, ou marca nova, significa saber se você precisa alavancar, crescer em mais categorias, ou fortalecer seus atributos funcionais e emocionais, modernizando, desenvolvendo a marca, criando novos produtos ou fazendo atualização dos já existentes.

Viu como é importante ter um portfólio de marca? Clique aqui e saiba como fazer uma conexão ideal.


Compartilhar:

Por:
Aldeia Marketing de Conteúdo