Jornalismo na era digital: o que você precisa saber - Aldeia Conteúdo

Jornalismo na era digital: o que você precisa saber

Melhor do que viver este mundo de atualizações constantes, é compartilhar esses novos conhecimentos com o mercado. Por isso, um dos eventos que a Aldeia realizou, em 2018, foi o “Jornalismo na Era Digital: o que é preciso saber?”.

Neste workshop, que aconteceu na WIS Educação, recebemos jornalistas para falar sobre as mudanças e as oportunidades para a profissão no digital.

Pra você que não conseguiu estar presente, aqui vai um pequeno resumo sobre o que falamos por lá!

Mudanças na forma de consumir notícias

Ao longo dos últimos anos, o mercado de jornais impressos vem observando uma retração. A participação de outras mídias e formas de consumo foram crescendo gradualmente, e a velocidade com que atingiram milhões de usuários também.

Enquanto a internet levou sete anos para chegar a marca de 50 milhões de usuários, o WhatsApp conseguiu o mesmo feito em apenas um ano.

Antes, a assinatura dos jornais faziam com que o leitor não precisasse ir até a banca para comprar seu jornal, recebendo-o em casa. Agora, o leitor não precisa nem mesmo ir até a porta ou caixa de correio. Essa mudança é apenas uma nova forma de distribuição.

Um erro comum é achar que a internet irá acabar com o jornal impresso ou que nesse embate apenas um sairá vitorioso. Ambos podem ser meio de informações complementares e coexistir de acordo com a necessidade momentânea.

Novo modelo de negócio

O processo de produção da notícia também foi impactado pelas mudanças da tecnologia e inovação. Isso principalmente pela velocidade em que elas precisam estar prontas e pelas  novas formas de pautar, procurar fontes e apurar a matéria de forma geral. Inclusive, explicamos algumas formas de fazer isso através do Facebook e do LinkedIn, em tutoriais que você vai poder conferir em breve por aqui.

Como toda mudança de cenário, junto com as necessidades, também vieram novos obstáculos. O jornalismo precisava de um modelo de negócio que mantivesse a qualidade, a credibilidade e a sua receita. Para isso, conquistar a audiência e manter a relevância em todos os canais se tornou essencial.

Esse processo de produção acelerada gerou uma enorme demanda de informações distribuídas em todo tipo de canal. De acordo com o CEO da Google, Eric Schmidt, “a cada dois anos hoje, criamos tanta informação quanto do início da civilização até 2003”.

Como atrair a atenção do público

Em um meio tão disputado, como atrair a atenção do público para o seu conteúdo?

A criação de um conteúdo relevante e de credibilidade é o que ajudará você ou a sua empresa nessa empreitada, que tem uma relação direta com o posicionamento do seu site, blog ou portal de notícias dentro do Google.

Além disso, um SEO bem executado, aliado a este bom conteúdo, renderá um melhor ranqueamento, aumentando também a credibilidade e o acesso às suas páginas.

Aqui vão algumas ferramentas que podem te ajudar:

Fique ligado para as próximas novidades que postaremos por aqui!


Compartilhar:

Por:
Aldeia Marketing de Conteúdo