A assessoria de imprensa como ferramenta de SEO - Aldeia Conteúdo

A assessoria de imprensa como ferramenta de SEO

Já pensou em utilizar a assessoria de imprensa para melhorar o seu ranqueamento no Google? Sim, é possível!

Que o trabalho com a imprensa é fundamental para a construção e manutenção de uma marca, grande parte das empresas já sabe. O que ainda está fora do radar de muitos é a possibilidade de potencializar o resultado dos esforços em SEO com a atuação da assessoria.

Os backlinks e o Google

Antes de tudo é preciso lembrar a importância dada pelo Google para os backlinks.

O relacionamento entre os sites é a forma como os buscadores concedem – ou não – maior autoridade para um determinado domínio. A quantidade de links de relevância que direcionam para o seu domínio é um dos principais critérios para o seu site ser considerado relevante.

É exatamente aí que entra o trabalho de SEO.

Imagine: grandes portais de notícia costumam ter enorme autoridade de domínio perante os robôs do Google. Isso porque tendem a seguir as boas práticas que mais contam no que se refere ao SEO. A frequência de conteúdo publicado, o tamanho dos textos, o volume de tráfego recebido e os links direcionando para o portal são algumas delas.

Partindo desse princípio, por que não aproveitar o relacionamento que os profissionais e equipes de assessoria de imprensa já possuem com esses veículos, para inserir um link naquele material que possivelmente será publicado pelo site de notícias?

Como usar a assessoria de imprensa como estratégia de SEO

Quem atua como assessor (a) sabe que qualquer release está suscetível a passar por alguma alteração por parte do jornalista que for publicá-lo. É inerente ao trabalho.

O que precisamos levar em conta é que um link simplesmente inserido ao final de um texto, como um ponto de contato com a empresa, por exemplo, será facilmente excluído antes da divulgação. Já uma URL presente em um contexto, não.

Dois casos em que o contexto se torna muito evidente são as vagas de emprego e a divulgação de eventos. Seja no cadastro do currículo, no primeiro exemplo, ou na inscrição do curso, o site se torna ponto-chave para a notícia. Sendo assim, fica mais difícil que o link seja eliminado do release.

Para além do enorme valor agregado pela estratégia de link building, conquistar esses espaços clicáveis em grandes sites é sinônimo de tráfego. E tráfego também gera credibilidade com o Google. Uma maior quantidade de usuários ainda pode resultar, claro, em um aumento de leads. Não seria um sonho?

Em um trabalho muitas vezes tão difícil de mensurar como a assessoria de imprensa, buscar uma reinvenção e agregar valor é primordial. Com as duas expertises atuando juntas é possível atingir uma maior credibilidade na rede e alcançar os tão sonhados primeiros lugares no Google!

Quer saber mais? Converse com a gente.

Aldeia Marketing de Conteúdo
Por: