
Crescimento do mercado pet e o seu impacto no marketing
Os pets têm assumido cada vez mais o posto de membros da família e isso vem impactando o mercado como todo.
Os números não nos deixam mentir: o mercado pet passou imune à crise e não parou de crescer desde então, sendo o terceiro do mundo em faturamento. Em 2016, segundo o IBGE, eram 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos no Brasil, superando até mesmo o número de crianças.
Claro que, como todo segmento que se preze, a utilização das redes sociais como ferramenta de marketing ficou cada vez mais comum entre as marcas e todos os produtos relacionados a pets.
Aumento de 80% no faturamento graças às redes sociais
As interações e ações nas redes aumentaram em 80% o faturamento do Meu Amigo Pet, por exemplo, considerado o maior pet shop online da América Latina.
O que não faltam por aí são dicas de como bombar o pet shop nas redes, tal como o Meu Amigo Pet.
As regras são basicamente as mesmas de qualquer outro negócio nas redes sociais: conhecer o público, interagir, criar conteúdo de qualidade de acordo com a sua brand e buyer personas.
Os pet influencers
E que tal ter um próprio pet para promover a sua marca? Como os humanos, os pets também são influenciadores.
Os chamados pet influencers acumulam milhares de seguidores, encantados por sua fofura, carisma ou fotos divertidas. Com o número de seguidores, chegam também as parcerias e os mimos, essenciais para um influencer de sucesso.
Os pet influencers viraram uma febre tão grande que hoje já existem agências e profissionais voltados apenas para esse nicho, além de uma rede social só para pets, o brasileiro Focinhobook.
Um dos exemplos que mais bombou na internet e foi uma dos pioneiras de pets influencers é a gatinha Grumpy, a “gata rabugenta”.
Desde 2012 viralizando pelo reddit e outros fóruns, Grumpy, mesmo após a sua morte, continua com alguns milhões de seguidores no Instagram, memes por toda a internet e várias parcerias com marcas do segmento pet nos Estados Unidos.
Isso porque nem citamos cases grandes como o DogHero, plataforma online de hospedagem e passeio com os dogs. Mas o que fica é que, mais importante do que estar por dentro deste mercado, é saber como produzir o conteúdo adequado para ele.
Um dos cases sobre isso que adoramos aqui na Aldeia é o do PetBlog, do portal Folha Vitória! Dá uma olhada!
Compartilhar: