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Drops Aldeia: O que é transmídia?

Uma história deve ter o objetivo de transmitir, de forma envolvente, uma mensagem para o público. E é nesse público que se deve pensar sempre quando tratamos de marketing nas empresas.

Toda a utilização de dispositivos mais tecnológicos na sociedade como um todo possibilitou que esse ato de contar uma história fosse facilitado, já que houve a ampliação de formatos, suportes e diferentes mídias. 

Com certeza, você já viu um conteúdo, como um talk show na TV, e depois se deparou com o mesmo de forma diferente na internet. Isso faz parte de uma tendência que chamamos de transmídia.

Descubra como funciona a narrativa transmídia, as vantagens e como ela pode ser aplicada na sua empresa!

 

O conceito de transmídia 

 

O conceito de transmídia foi proposto pela primeira vez pelo pesquisador Henry Jenkins, em 2006, a partir do livro Cultura da Convergência. Segundo o autor, é possível entender uma história por diferentes plataformas e formatos, como filmes, televisão, videogames, livros, quadrinhos e internet. 

Antes, tudo tinha um formato específico: novelas eram feitas para a TV, livros para serem lidos em papel e os quadrinhos eram também apenas impressos. Só que esse cenário se modificou bastante com a utilização da tecnologia. Hoje, um produto pode ser consumido de diferentes formas de acordo com a necessidade do público. 

Nessa mudança toda, as empresas viram a oportunidade de investir na criação de narrativas que transitam por diferentes plataformas, ou seja, a aplicação da transmídia. 

Mas é importante ressaltar que transmídia é diferente de adaptação. Isso porque, ao se basear nesse tipo de narrativa, não basta contar a mesma história em vários canais diferentes. Cada meio contribui de forma única para o desenrolar do enredo, um conteúdo complementando o outro.

Por isso, é muito importante respeitar o público que consome cada uma das mídias! 

 

Vantagens da narrativa transmídia

 

Ao delimitar e entender as características de cada veículo midiático, é provável e mais fácil que o conteúdo final tenha todo um storytelling rico em detalhes.

Mas quais vantagens a narrativa transmídia pode oferecer a uma empresa?

Antes de tudo, todo o ato de fazer com que o conteúdo circule entre diferentes mídias é uma boa alternativa para ampliar o público da empresa, pois nesse caminho se encontram novos interessados e potenciais leads.

Além disso, quando uma narrativa transmídia é bem construída, o valor da marca fica mais na cabeça das pessoas, mostrando que ela é versátil e consegue conversar com diferentes públicos.

 

Colocando em prática a narrativa transmídia

 

Algumas dicas podem ser seguidas na hora de colocar em prática a narrativa transmídia:

– Esteja em diferentes canais;

– Estabeleça um objetivo geral e um para cada um deles, de forma com que se completem;

– Defina e entenda bem a história que quer contar, separando tipos de mensagens diferentes para cada meio;

– Deixe claro o tamanho de toda a experiência para os usuários;

– Tenha em mente que, em alguns casos, menos é mais. Pense estrategicamente e não esteja em um canal apenas por estar;

– Se preocupe sempre com a qualidade e com a linguagem adequada de sua narrativa.

 

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