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Drops Aldeia: O que é o storytelling e qual a sua relevância no marketing de conteúdo?

Você sabe o que é storytelling? Conhece formas de aplicá-lo nas suas estratégias de conteúdo?

Vem que a gente te explica!

 

O que é o storytelling

 

O storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias por meio de técnicas inspiradoras, com o propósito de se conectar com o espectador de forma emocional.

Uma ferramenta que, sem dúvidas, tem se firmado como um diferencial para uma empresa dentro do mercado de marketing atual, o artifício, quando bem utilizado e pensado, surpreende e cria conexões que vão além do mero processo de compra.

 

A importância de contar boas histórias

 

O ato de contar histórias, mesmo por meio de temas desgastados, garante sempre que o resultado final seja um conteúdo rico na sua perspectiva, que é única.

As histórias geralmente também são capazes de levar o público em uma jornada por meio de um emaranhado de ideias, além disso, geram identificação, ou seja, se bem traduzidas, fazem com o que o espectador se veja no papel dos diversos personagens.

Outro fator positivo é a ação de transmitir emoções, mexer com o lado íntimo do indivíduo, trazendo de volta, por vezes, memórias que estavam guardadas.

Todas essas vantagens das histórias se firmam em um propósito: a sedução e envolvimento das pessoas que ela assistem, escutam ou lêem.

 

A relevância do storytelling para o marketing de conteúdo

 

Os quatro elementos do storytelling são compostos pelo personagem, conflito, ambiente e conflito. Todos esses elementos podem ser pensados no momento de se trabalhar com um cliente no mundo do marketing de conteúdo.

O personagem

O primeiro passo é apresentar o personagem principal, aquele que será modelado a partir do cliente. É a persona: quem é ele, em que lugar trabalha, os gostos, desafios que enfrenta e problemas que precisam resolver. O objetivo aqui é fazer com a empresa seja o espelho do personagem criado.

O conflito

Após esse conhecimento, entra o conflito. A forma que os problemas afetam a empresa, as perdas que podem estar acontecendo. Por isso, o clímax geralmente é quando o personagem se encontra perdido.

O ambiente

O ambiente que o personagem está inserido deve estar sempre em conformidade com os objetivos que a organização quer atingir. É importante também ficar atento a onde essa história será divulgada, verificando canais de comunicação que facilmente seriam encontrados um determinado público-alvo.

A mensagem

Por fim, mais difícil, é a mensagem. Tal elemento quase sempre está relacionado à solução do conflito e a humanização. É preciso nessa etapa causar uma transformação no interlocutor, ou seja, após ver o trabalho final, a intenção é que ele possa sair diferente, com novos aprendizados e impactado de alguma forma com o que assimilou de conteúdo.

O objetivo é que, assim, ele também possa ver a marca além da venda de produtos, como um espelho de representatividade em várias questões da sociedade.

 

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