Identidade visual para eventos: o que não pode faltar - Aldeia Conteúdo

A importância de investir em uma boa identidade visual para eventos

Todo mundo sabe que organizar um evento é complicado. Tem que arrumar local, pessoas para trabalhar, cuidar de documentações, acertar promoções, calcular retorno esperado, conseguir equipamento de som, buffet, palestrante, acertar programação… E por aí vai.

Mas, além de tudo isso, o que não pode faltar é uma boa comunicação, pois é em cima dela que, muitas das vezes, são colocadas todas as expectativas de sucesso do evento.

Para ter um trabalho efetivo de divulgação, não basta só pensar na abordagem e em quais mídias atacar. Tudo isso depende de um projeto anterior, relacionado ao logotipo e à identidade visual.

É a partir deles que sairão todas as diretrizes para produções visuais que auxiliarão na comunicação do evento, seja em posts em mídias sociais, outdoor ou até mesmo na própria ambientação do local onde ele será realizado.

Cada um tem a sua função: o logotipo é o símbolo que representa uma marca; já a identidade visual é um sistema que envolve esse logotipo, cores, tipografias, grafismos e imagens.

 

Por que é tão importante investir em uma boa identidade visual para eventos?

 

Identidades visuais produzidas para empresas são feitas para durar uma vida toda, elas têm anos para construírem uma relação com o público.

Já quando tratamos de eventos temos um ciclo de início, meio e fim. Ainda que o evento aconteça anualmente, por exemplo, ele geralmente costuma ter apenas uma chance para conquistar o seu público.

 

O que uma identidade visual deve ter para conquistar o meu público?

 

A identidade visual, antes de tudo, deve ser inspiradora e refletir a essência do projeto. A identidade visual para eventos, a mesma coisa.

Ela deve provocar um sentimento nas pessoas, caso contrário, ninguém irá se identificar.

Segundo Marty Neumeier, um autor referência em estudo de marcas, uma marca, seja de eventos ou empresa, não é definida pelo que o dono ou equipe diz que ela é, mas, sim, o que as pessoas entendem e dizem o quê e como ela é.

A marca é uma promessa, ela gera expectativas. Desta forma, se seu evento foi feito para vender “pêra” e uma identidade é produzida para que o público compre “maçã”, isso, além de gerar quebra de expectativa e feedback negativo, pode fazer com que seu objetivo não seja alcançado.

É preciso pensar: qual a essência do evento? Qual sua personalidade? Pra quem ele está sendo direcionado?

Ainda pensando em como fazer dessa identidade algo memorável, é necessário avaliar cinco aspectos no logotipo:

1) Uso: o logotipo é versátil? Ele é aplicável às mídias pretendidas?

2) Pregnância: é de fácil memorização?

3) Conceito: o desenho é compatível com o conceito que deve ser transmitido?

4) Legibilidade: o desenho tem características óticas perfeitas? É fácil de ler?

5) Personalidade: ele é original? Irá se destacar?

É claro que para um evento ter sucesso ele não depende somente da identidade visual, mas ela é pilar importante no processo.

Com essas dicas e esse tipo de projeto bem desenvolvido, pode ter certeza que mais pessoas prestarão atenção no que você está falando e seu evento será um sucesso!

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Douglas Oliveira
Por:
Douglas Oliveira