Entendendo branding e identidade visual
É muito comum um cliente solicitar a criação de um logo ou a modernização do atual de sua empresa. A demanda é sempre algo que se tenta fazer parecer o mais simples possível, para poupar tempo, esforço e dinheiro.
Mas quando a gente se reúne para fazer o briefing e entender a demanda, não é raro perceber que não existe um direcionamento claro do que ser quer e do que precisa. Isso porque cliente muitas vezes não tem claro o posicionamento da empresa. E ele só quer um logo.
Outras vezes, esse posicionamento é bastante claro, mas não se tem uma marca que o corresponda.
É aí que a gente sempre tenta explicar a importância do branding.
Branding e identidade visual
É claro que existem mercados e clientes de diversos perfis. Aquele que só quer e só pode pagar por um logotipo. Ou o que quer um logo com uma identidade visual completa, com manual de marca, aplicações e etc. E o que sabe que precisa, valoriza e demanda a construção do seu branding.
Esse é o caminho mais assertivo: a construção do planejamento estratégico que, aí sim, culminará com a sua representação visual, a marca.
Parece simples e óbvio, mas se uma marca não está posicionada, ou seja, não sabe quem ela é, sua essência, seus propósitos e valores, como ela vai saber para quem falar, o que falar, o que vender?
O logo e a identidade visual são, digamos, o meio do caminho.
São a representação visual destas decisões estratégicas de marca e que representam todos seus valores, a essência e o posicionamento de mercado.
É o posicionamento de branding e todas as estratégias de comunicação e marketing que mostrarão para o mercado quem a empresa é.
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Interesse do público pela marca
Para além do produto ou serviço, é o branding que faz com que seus públicos se interessem em se relacionar com ela. E que seus consumidores queiram comprar seus produtos e serem fiéis a eles.
Por experiência aqui na Aldeia e dos nossos profissionais de criação em outras empresas, quando existe o planejamento estratégico de marca, o branding bem definido, seja construído por nós ou já produzido pelo cliente, a assertividade na construção do logo e identidade visual é muito mais assertiva.
E a explicação disso é muito simples: o cliente sabe quem é ou quer ser. Traduzir isso em design é muito mais fluido.
Por mais que possa parecer simples, fácil e rápido, a história mostra que normalmente o cliente que quer ‘só uma logomarca’ tem um caminho mais complicado de aprovação da representação visual do negócio que nem ele sabe bem do que se trata. Apesar de o negócio ser dele.
Isso é um pouco sobre esse enorme e complexo mundo do branding e marcas. Mas não vale só escrever no papel os valores e propósitos da marca, representar graficamente num lindo logo e isso não se traduzir em atitudes, ok?
O branding, por completo, se reflete em qualquer ponto de contato entre uma marca e seu público.
Esse posicionamento precisa ser sempre claro e eficiente, de forma a engajar seus consumidores com sua marca, e fazer com que eles a indiquem e a recomendem para seus amigos.
Essa é a maior forma de se ter uma propaganda de qualidade e gratuita para sua marca: aquela espontânea – que vem do seu real consumidor.
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