Fim dos cookies para empresas - Aldeia Marketing de Conteudo

O fim dos cookies e o novo uso para sua empresa

30/09/2022

Em um novo decreto apontado pelo Google, em janeiro de 2020, foi estabelecido que a funcionalidade dos cookies para as empresas chegará ao fim no ano de 2023.

Ao abrir um site, você já deve ter sido informado que um determinado site utiliza cookies e, logo em seguida, solicitaram o seu “ok” para continuar navegando. 

O uso de cookies se tornou altamente popular e muito usado nos últimos anos, ainda mais após a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que acompanha os usuários que navegam nos ambientes digitais desde a década de 1990.

Para quem exerce ações baseadas nas estratégias digitais, o uso de dados, vindo dos cookies, é indispensável em muitos setores, como: tecnologia, varejo, e-commerce, tráfego, business intelligence, e muitos outros!

Muitas marcas sabem que as informações dos usuários são valiosas e o fim dos cookies afeta os planos de todo mundo. Entenda como!

O que são cookies?

Os cookies são pequenas linhas de códigos de textos que ficam salvos no seu navegador e de muitos usuários com objetivos variados.

Já os cookies de terceiros atuam para que as informações sejam compartilhadas com algumas limitações para entender a navegação anterior realizada pelo usuário em diferentes sites.

Dentre as informações, podem ser coletados:

  1. Nome;
  2. E-mail;
  3. Interesses pessoais;
  4. Localização;
  5. Páginas visitadas e outras informações.

Dessa maneira, caso você acesse aquele site novamente, todas as informações estarão salvas, tornando a navegação ainda  mais  personalizada, já que os dados comportamentais estarão salvos.

Importância dos cookies para as empresas

A partir dos dados coletados, eles passam a se tornar muito úteis em estudos sobre o comportamento online do consumidor. 

Com isso, as informações são usadas para customizar ofertas e segmentar ações, como, por exemplo, anúncio das páginas visitadas por um determinado usuário, tempo de navegação e outros. Ou seja, os cookies tornam todas as nossas navegações mais rápidas e práticas!

Para as empresas que se baseiam nas informações vindas do uso de dados, essa é uma ferramenta poderosa para potencializar as suas estratégias de marketing e vendas. Até porque, rastreando as informações dos usuários nas páginas, fica mais fácil criar campanhas eficientes e direcionadas para cada consumidor.

Além disso, com os cookies também é possível produzir campanhas usando as informações dos visitantes, permitindo criar ações a partir de uma boa performance e gerando mais negócios, levando em conta os perfis dos consumidores.

Ao concordar que a empresa colete seus dados, é aí que os cookies e a LGPD entram.

Cookies x LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impõe que as empresas precisam ser transparentes para que os usuários saibam qual caminho será trilhado a partir do compartilhamento dos seus dados.

Embora tal lei afirme que é preciso ter transparência, não há uma restrição específica que imponha ao site a pedir a autorização do visitante para que a coleta de informações seja feita.

Contudo, caso a empresa opte por utilizar tais dados, então, a autorização do visitante é importante e precisa conter os seguintes itens: como as informações serão usadas, dando a opção de aceitar ou recusar; comunicar se os dados do usuário serão coletados, armazenados e processados, dando o poder de escolha ao visitante.

O fim dos cookies e as novas estratégias

Mas com o fim dos cookies, quais serão as novas estratégias a serem adotadas pelas empresas?

Como vimos anteriormente, os cookies são uma forma de fazer com que o cliente não esqueça da sua marca e revisite os produtos. Portanto, após visualizar algumas páginas, os anúncios aparecem em outros sites o tempo todo.

Por isso, com o fim dos cookies, é possível investir em outras formas de relacionamento com o usuário na sua estratégia, sem depender tanto dos dados coletados. 

O Google está abrindo uma privacidade importante para os usuários, porém, isso não precisa ser um problema para a sua estratégia de marketing. Esse Mindset mostra a importância das ferramentas de automação, para trabalhem com os dados coletados.

É muito importante reformular as suas estratégias e você pode contar com a gente para isso, clique aqui!


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Por:
Aldeia Marketing de Conteúdo