Investir em internet é barato? - Aldeia Marketing de Conteúdo

Investir em internet é barato?

Pela experiência de quem atua com internet há muitos anos, não me espanta que ainda há quem diga que atuar com online é barato! Afinal, com qualquer dinheiro é possível ter retorno.

Em meus treinamentos, sempre conto da empresa do meu marido, que com R$ 200,00 em campanhas de Google Ads manteve sua operação por 3 meses. Então, investir em internet é barato mesmo? Depende!

Concorrência e mercados diferentes

Quando falamos de campanhas online, é importante lembrar que há concorrência e mercados diferentes e é isso o que torna as coisas um pouco mais complicadas.

Se a atuação da marca é no mercado de luxo, por exemplo, temos que pensar no número de pessoas com o perfil dentro da atuação no negócio. Segundo matéria do Gazeta Online, no Espírito Santo, existem 20 mil milionários, isso significa que 0,5% da população capixaba se enquadraria no perfil da compra de uma cobertura em um empreendimento de luxo.

Encontrar essas pessoas já seria árduo trabalho por si, mas e se levarmos em consideração as marcas do mesmo segmento querendo oferecer produtos similares e todas as outras marcas de outros segmentos querendo se conectar?

Ser barato ou caro, quando falamos de mídia performance, depende antes de tudo do mercado.

Não é incomum ver marcas fazendo campanhas publicitárias mirabolantes no ambiente digital sem ainda estarem preparadas para receber o tráfego de pessoas que estão buscando por seus produtos e serviços nos buscadores.

Ou, ainda, marcas investindo milhares de reais em atrair novos contatos sem uma régua de relacionamento com os contatos que já conquistaram, mas não fecharam no primeiro contato.

Efetividade do digital

O ambiente digital é ideal para resultados de resposta direta. No entanto, há empresas que acreditam que o contato de hoje tem que fechar dentro do mês vigente, não levando em consideração a jornada do consumidor para tomada de decisão ou o quanto custou para trazer esse contato para sua equipe de vendas.

Portanto, a efetividade do digital também depende da estrutura do negócio, sua equipe de vendas e a atuação de inteligência de negócio no marketing.

É como eu sempre falo, a mídia digital em si é barata. Cara é a estrutura adequada para receber dados e uma equipe treinada para atender de forma personalizada cada contato que o profissional de mídia online trabalha para conquistar.

Custoso é conseguir ter um site atualizado e adaptado às necessidades tecnológicas e ferramentais para conquistar resultados orgânicos e pagos. Investimento alto é o tempo traçando uma régua de relacionamento com o consumidor e treinando a equipe de vendas.

Mas pagar caro mesmo é pelo tempo necessário para aprender a operar tantas ferramentas e transformar todos os dados em inteligência de negócio.

A resposta correta

Então, quanto te perguntarem novamente “investir em internet é barato?”, responda: DEPENDE, mas é certo que é trabalhosa. Afinal, a internet é muita coisa, envolve muita coisa e muita gente.

Isso me leva a querer responder “por que amo atuar com mídia digital?”, mas isso já é papo para um outro post 😉


Compartilhar:

Por:
Aldeia Marketing de Conteúdo