5 maneiras de montar um e-mail marketing eficiente
Há quem diga que, hoje, o e-mail marketing não seja mais tão eficaz. Se você também pensa dessa maneira, talvez seja melhor rever os seus conceitos. Trabalhar com e-mail marketing é uma ótima forma de engajar seus clientes, leads e até mesmo prospects.
Entretanto, para colher bons resultados, existem algumas recomendações para uma utilização ética, responsável e eficaz do e-mail como uma ferramenta de marketing.
Ações no envio aos destinatários e outras boas práticas certamente contribuirão para que você alcance os resultados que deseja e tenha um relacionamento sólido e de confiança com sua base.
Por isso, separamos para você, 5 maneiras para você montar um e-mail marketing eficiente. Confira!
1) Assunto chamativo
A primeira regra para chamar atenção de quem irá receber o seu e-mail é utilizar um assunto que seja interessante para ele e também criativo. Evite ao máximo utilizar assuntos muito genéricos, como “Newsletter#35”, pois não irá atrair o seu leitor e, ainda, poderá parecer repetitivo.
E-mails com assuntos muito genéricos tendem a ter uma taxa de abertura menor do que os que oferecem um assunto chamativo, criativo e que podem ser a resposta para o que o destinatário está procurando.
Por isso, gaste tempo e invista em assuntos que chamem atenção e que vendem a sua mensagem!
2) Relevância
Assim como o assunto do e-mail deve ser chamativo, a relevância do conteúdo também deve ser levada em consideração.
Manter o foco no que cliente está procurando e responder algum tipo de anseio dele irá te ajudar a atraí-lo e ter o desejo de conhecer o seu produto.
Portanto, preocupe-se sempre com esta relevância.
3) Preheader: jamais se esqueça dele!
Você pode estar se perguntando: o que é um preheader? O preheader é um pequeno resumo sobre o conteúdo do e-mail e que aparece ao lado ou abaixo do assunto de e-mail na caixa de entrada do destinatário.
Escolher um preheader adequado é extremamente importante na missão de montar um e-mail marketing eficiente, pois é ele que irá indicar ao leitor se ele vai querer ou não abrir o e-mail, já que ele mostra sobre o que o conteúdo da mensagem irá tratar.
Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a testar e pré-visualizar como o seu preheader irá aparecer em diferentes dispositivos.
4) Opt in e Opt out
Esses dois recursos são muito importantes para melhorar a performance dos seus e-mails marketing.
O primeiro recebimento de e-mail marca o início da relação da sua marca com o cliente, por isso é muito importante. Mas, para este primeiro envio, é necessário ter uma permissão prévia antes do envio da mensagem ao destinatário, também conhecido por opt-in.
Nos casos de existir uma prévia e comprovável relação comercial ou social entre sua marca e o cliente, o envio de mensagem também é permitido.
Assim como é necessário ter uma permissão prévia para enviar uma mensagem, é também preciso dar ao receptor uma possibilidade de sair e não receber mais elas. E é assim que o opt out funciona! É como uma prerrogativa para que o destinatário possa decidir o momento em que não quer mais receber mensagens de determinado assunto.
Sendo assim, é muito importante adaptar os dois mecanismos em seu e-mail marketing, para dar mais conforto e escolha do que o seu cliente deseja receber ou não.
5) HTML responsivo: verifique sempre!
Em casos de e-mail marketing, o HTML é diferente e mais detalhado do que o utilizado na construção de sites.
Isso só acontece porque a maioria dos provedores de e-mail possuem algumas regras específicas para e-mails, que não existem para os navegadores, ou seja, regras que não impactam nos websites, mas sim nos e-mails.
Sendo assim, toda vez que desenvolver um e-mail por HTML, é muito importante que seja testado na maior quantidade possível de dispositivos, navegadores e provedores de e-mails. Só assim, você poderá ter certeza de que o HTML do seu e-mail está totalmente responsivo para envio.
Existem outras regrinhas também na hora de desenvolver a própria arte desses e-mails que, caso você e sua empresa tenha dúvidas, pode entrar em contato com a gente que te ajudamos!
Outras boas práticas
Para montar um e-mail marketing eficiente, com alta performance e que gera bons resultados é preciso seguir mais algumas dicas essenciais, porém não menos importantes do que as demais acima.
Ter ética, responsabilidade e política de relacionamento, também são fatores que devem ser levados em consideração no seu e-mail marketing.
Para atuar junto à ética e autorregulação, é importante que você conheça e adote como seu livro de cabeceira o Código de Ética da Associação Brasileira de Marketing de Dados (ABEMD), que conceitua detalhadamente as boas práticas no Marketing de Dados.
Ler e conhecer também o Código de Autorregulação para Prática de E-mail Marketing certamente irá te ajudar a compreender outras boas práticas.
E, por último, é sempre conveniente que você possua clareza nas políticas de relacionamento adotadas. Isso pode ser realizado, por exemplo, por meio de um compromisso assumido formalmente com o consumidor.
Agora que você já está pronto para vender mais com o e-mail marketing e conquistar mais leads, que tal aprender sobre SMO? É também uma importante estratégia digital para o seu negócio. Saiba mais!
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