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SMO: entenda o que é Social Media Optimization

08/06/2020

Você já ouviu falar em SMO? 

Embora o termo não seja recente, em meio a dezenas de siglas e métricas no universo do Marketing Digital, o Social Media Optimization segue como um conceito pouco conhecido por quem trabalha com estratégias digitais. 

O SMO vem para costurar as estratégias de SEO, focado no resultado de buscas orgânicas principalmente no Google, e no trabalho das marcas nas redes sociais. 

Com uma ampla aplicação, é importante resgatar os 5 pilares do conceito de Social Media Optimization criado por Rohit Bhagava em 2006. 

Cinco principais regras do SMO

  • Conteúdo compartilhável: estratégia de produção de conteúdo em blogs com divulgação nas redes sociais para ampliação de resultados em tráfego;
  • Facilitar o compartilhamento: Fazer com que o conteúdo nas redes sociais e em blogs sejam fáceis de serem recomendados/compartilhados através de recursos dessas plataformas;
  • Retribuir o engajamento sempre: Mesmo que seja através de um like, reposts ou um “Obrigado”, retribuir uma interação sempre;
  • Múltiplos formatos e canais de distribuição: Divulgar conteúdos em formatos variados e respeitando as particularidades de cada rede/ferramenta;
  • User-Generated Content (UCG): Estimular o público a produzir conteúdos de forma colaborativa de forma a promover sua marca, produto ou serviço.

São ações práticas e extremamente valiosas para qualquer marca ainda hoje: se manter em contato constante com seu público, seja através de interações significativas ou conteúdos em formatos variados e com alto poder de compartilhamento. 

Sempre respeitando as particularidades de cada rede. Super atual, certo?

E onde entram as técnicas de SEO nesse contexto?

De várias maneiras. 

Ao unir as redes sociais e os conceitos de SEO, primeiro precisamos falar de presença de marca. 

Presença de Marca: sua empresa no Google

Básico para muitas, ainda esquecido para outras tantas empresas. A Presença de Marca no ambiente digital – ou Presença Digital – é um desafio ao pensarmos na quantidade de plataformas possíveis de uma marca “estar”. 

É a forma como cada empresa se posiciona em todas essas ferramentas, seguindo – de preferência – um tom único para uma comunicação transmídia. É analisar, monitorar e construir a comunicação da marca como um todo, considerando cada “lugar” onde ela se encontra.

Para além da importância de se posicionar adequadamente em cada plataforma, é necessário lembrar que cada rede social se torna uma oportunidade de estar presente também entre os tão sonhados resultados de busca orgânicos do Google. 

Ao realizar uma busca no Google pela empresa é possível perceber que grande parte dos resultados da primeira página do buscador são links das redes sociais. 

 

SMO

 

A marca estar presente nas redes sociais é, então, estar ainda mais presente no Google quando se fala em uma busca navegacional

SEO nas redes sociais: Palavras-chave

Quando falamos de práticas de SEO, as palavras-chave logo vêm à cabeça como um dos principais pontos para estar bem ranqueado organicamente nos mecanismos de busca. Apesar do trabalho de SEO ser muito mais amplo e complexo do que isso, entender a intenção de busca dos usuários e traçar estratégias considerando esse volume de pesquisa otimiza a produção de conteúdo e resultados. 

Agora, o erro de muitos é considerar apenas o Google quando se fala em palavras-chave. Precisamos lembrar sempre que mecanismos de busca são todas aquelas plataformas onde é possível que o usuário receba sugestões de resposta para um termo, incluindo as redes sociais. 

Que o Google é um gigante ninguém discorda. No entanto, é cada vez mais comum que, ao invés de recorrer ao buscados, o usuário vá ao Instagram para buscar um “restaurante japonês” ou ao YouTube aprender a “fazer pão caseiro”. 

As palavras-chave se tornam cruciais nas otimizações nas redes sociais ao inserir termos estratégicos do negócio na bio do Instagram e do Twitter, nas tags do YouTube, nas hashtags utilizadas nos conteúdos, por exemplo. 

Tudo com aquele foco máximo de ser encontrado por quem é seu cliente em potencial, seja onde ele estiver buscando. 

SMO x Investimento em Mídia

Já pensou em ter o resultado que a empresa busca, sem ter que investir mídia para que essa conversão venha? Parece um sonho, né? É exatamente essa a lógica do SMO. 

Em tempos de otimizações constantes de campanhas e até mesmo de redução de verba para investimentos em mídia, atingir um resultado orgânico e estratégico se tornou ainda mais crucial. 

A medida em que os conteúdos, estratégias e o relacionamento com os usuários trazem resultados com Social Media Otimization, é necessário investir menos para atingir a performance almejada – ou ter ainda mais resultado equilibrando investimento e SMO. 

E mais: enquanto estratégias de Social ADS e Google ADS são importantes para uma conversão a curto prazo, uma presença de marca que possibilite uma comunicação consistente e um bom relacionamento nos pontos de contato dessa empresa são uma base sólida, com ganhos a curto, médio e longo prazo. 

Gerenciar as estratégias de cada ferramenta individualmente, considerando o todo. Os ganhos são muitos, os desafios também. O importante no final é lembrar sempre de se colocar no lugar de cada buyer persona e entender o comportamento dele no ambiente digital. 

Assim a sua marca vai estar onde o seu cliente está, da forma como ele espera que a empresa esteja.


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Por:
Aldeia Marketing de Conteúdo