Branding: porque não deixar de investir na sua marca
Uma marca reconhecida pelo mercado e consumidores não surge de uma hora pra outra, é preciso compreender que por trás de qualquer marca de sucesso, existe um planejamento. Um bom trabalho de estratégia de branding – termo que vem ganhando espaço em construção de marcas – é responsável em grande parte pelo reconhecimento e pregnância que uma marca tem na cabeça das pessoas.
A gestão de marca, como o termo é conhecido em português, é a soma de diversos fatores que não se atém apenas ao logotipo e a identidade visual de uma marca, ela precisa estar linkada a todo restante da estratégia, que se origina a partir de sua essência, passa por propósito, arquétipos, linguagem, personas, etc. Isso tudo para que a sua marca saiba quem ela é no mercado, o que ela quer, e mais importante: pra quem ela é.
Tendo consciência disso, seu produto/serviço poderá se conectar com o público, que é cada dia mais exigente, de forma verdadeira, gerando empatia e IDENTIFICAÇÃO.
Nós da Aldeia estamos ligados a essas necessidades constantes dos nossos parceiros, e baseados nos projetos que elaboramos lado a lado com eles, elencamos alguns pontos importantes sobre nossos trabalhos de marca:
Quando eu sei que é a hora de investir em uma estratégia de branding?
Muitas vezes, no caso de marcas que já estão no mercado, é preciso observar o comportamento do seu público, e ter a sensibilidade para perceber o que ele espera de você. Pesquisas e testes são um bom parâmetro para ajudar e entender quais são os pontos de melhoria almejados.
Quando o público “pede”
O público em geral, muda sua opinião e sua expectativa de forma muito rápida e dinâmica, é difícil para as marcas conseguirem acompanhar.
Um tempo médio de ciclo de trabalho de branding, dura entre 4 e 8 anos em sua forma pura, depois disso, é preciso reavaliar e entender o que precisa ser atualizado para continuar conectando seu público de maneira íntegra.
Claro que nem tudo muda, uma vez que identificada sua essência e seu propósito no mundo, essas definições servirão sempre de parâmetro para ajustar outras questões, como por exemplo linguagem, identidade visual e slogan, que são fatores fluidos que vivem em constante construção.
Em casos de crise
Algumas marcas, que passam por algum período de crise, ou que distorcem sua visão do público por algum acidente, buscam o branding como um grande aliado para refazer sua imagem e recuperar a reputação manchada. Pois esse tipo de projeto ajuda na mudança de percepção do público, que pode atuar desde uma simples resposta a um comentário em redes sociais, até ações de grande porte voltadas para públicos em massa.
Tempo
O branding tem o poder de tornar seus clientes seus admiradores e seguidores, fazer com que eles se fidelizem e defendam você como marca, uma vez que eles se reconhecerem e sentirem empatia. Isso vai criando uma cadeia sem fim de divulgação espontânea de uma marca através do cliente admirador.
Esse relacionamento precisa se manter aquecido para que a relação não seja fragilizada com o tempo.
Esse relacionamento tende a ficar morno porque os usuários estão sempre rodeados de diversas outras possibilidades e concorrentes, então, para não deixarmos o tempo nos engolir, é preciso focar na atualização da estratégia de marca, seguindo as tendências do momento para cada área.
Então, se você é uma marca que está defasada pelo tempo; desalinhada com o entendimento do seu público; está mudando um produto ou serviço; ou mesmo nascendo agora, você está num momento ideal para realizar um trabalho de branding, e ter uma boa construção de marca e manual de diretrizes, para manter sempre o foco nos seus objetivos de forma segura e sem se perder, com uma comunicação objetiva e clara para o público certo, na hora certa.
Compartilhar: