A importância da produção de vídeo para negócios - Aldeia Conteúdo

A importância da produção de vídeo para os negócios

Quem tem seu negócio presente na internet, através de sites e redes sociais, e ainda não se atentou aos benefícios que a produção de vídeo pode trazer, precisa ficar de olho aberto em relação a essa nova – talvez nem tão nova assim – forma de se conectar com o seu público-alvo.

O consumo de vídeo ao redor do mundo

Em se tratando de vídeo, o YouTube se consolida como uma das redes sociais mais fortes do mundo. Seus maiores consumidores estão em uma faixa etária entre 18 e 29 anos, segundo a Morning Consult.

A pesquisa ainda diz o motivo pelo qual essa ferramenta tem tanta relevância: “as pessoas tendem a lembrar apenas 20% do que lêem, em comparação com 80% do que elas veem e fazem”.

Trazendo essas informações para o Brasil, temos informações disponibilizadas por pesquisas do Google, que dizem que os brasileiros consomem 39 horas de vídeo por semana e 55% desse conteúdo é consumido em smartphones.

Tanto no YouTube, quanto em outras redes sociais, como o Facebook, por exemplo, o consumo de conteúdo através de vídeo cresce consideravelmente.

As organizações que já perceberam esse impacto têm se apropriado disso para se posicionar perante seu mercado, com intuito estratégico de informar, engajar e, principalmente, humanizar suas marcas.

Absorção do conteúdo e engajamento

Uma pesquisa da Wyzowl identificou que 82% das organizações pesquisadas já usam e consideram o vídeo como parte importante na comunicação de suas empresas.

Enquanto 81% usam o vídeo como ferramenta para o aumento de vendas, destas, 99% pretendem continuar com os vídeos em suas redes sociais como ferramenta essencial de comunicação.

Os conteúdos inseridos através de vídeos permitem que os usuários consumidores não só absorvam o conteúdo de forma mais rápida e clara, como também permitem as interações, sejam através de reações ou de comentários nas redes. Isso traz um importante feedback avaliativo sobre o que seus consumidores têm pensado a respeito do seu produto ou serviço.

Além disso, o vídeo permite retirar dados sobre como melhorar e aprimorar o que a empresa oferece, atingindo da melhor forma possível o seu público-alvo.

Cuidados com o uso

Quanto mais inserido neste campo você ou sua empresa estiverem, maiores as possibilidades de você ser visto e ter a sua mensagem passada.

Mas é preciso cautela: da mesma forma que pode ser utilizada de maneira positiva, a produção audiovisual pode ser interpretada como algo negativo para a sua marca. São necessários verdade, clareza e transparência.

Basta saber usar com inteligência a produção audiovisual para que ela se torne uma aliada da sua marca.

Veja como a Aldeia pode te ajudar nisso!  

Michael France
Por:
Michael France