Como mandar fotos pelo WhatsApp sem perder a qualidade - Aldeia

Como mandar fotos pelo WhatsApp sem perder a qualidade

13/03/2019

A agilidade da comunicação entre os membros da equipe faz total diferença na rotina de agências e setores de marketing. As trocas de mensagem por e-mail estão dando espaço para formas mais rápidas como os chats de mensagem instantânea. O mais popular deles? O WhatsApp, é claro.

Mas a velocidade, muitas vezes, pode acabar resultando em perda de qualidade, principalmente, quando estamos falando da troca de fotos e imagens.

Veja o que acontece e como solucionar essa questão!

 

Compressão faz com que a foto perca a qualidade

 

Toda vez que uma foto é enviada pelo WhatsApp, essa foto passa por um algoritmo de compressão que tira um pouco da qualidade da sua imagem. Em troca, ela fica mais leve e mais fácil para que a pessoa do outro lado baixe-a rapidamente. A diferença de qualidade pode ser pouco perceptível ao olho nu, mas quando comparamos os tamanhos dos arquivos é capaz de levarmos um susto.

Veja abaixo um exemplo de uma foto que precisava ser usada em um catálogo impresso. Repare nos tamanhos do arquivo antes e depois de ser enviado pelo WhatsApp.

 

Como mandar fotos pelo Whatsapp sem perder a qualidade - Aldeia Marketing de Conteúdo

Como mandar fotos pelo Whatsapp sem perder a qualidade - Aldeia Marketing de Conteúdo

 

O mesmo acontece para uma imagem que já estava bem leve, como por exemplo um post que tinha sido salvo em formato ideal para ser postado nas redes sociais.

 

Como mandar fotos pelo Whatsapp sem perder a qualidade - Aldeia Marketing de Conteúdo

Como mandar fotos pelo Whatsapp sem perder a qualidade (5)

 

O resultado? Sua foto não vai servir para ser usada em nenhum meio impresso e ainda corre o risco de ficar toda pixelizada, com cores estranhas, quando alguém tentar usar ela em uma tela de boa qualidade.

A única forma de garantir que a sua foto comunique fielmente a qualidade original é enviá-la através de alguma maneira sem compressão. Óbvio que se essa imagem já passou uma vez pelo WhatsApp, mandar por e-mail ou outra forma correta depois disso já não adianta de mais nada. Mas a gente tá aqui pra ajudar!

 

Como mandar fotos do jeito certo

 

Poucas pessoas sabem, mas o próprio WhatsApp possui uma função que pode ser usada para evitar esse problema. É possível passar seus arquivos de imagem pelo comunicador sem perder nem um mísero bit de informação.

Ao invés de usar a função de envio de fotos, basta passar a mandar seus arquivos de imagem pela função “Documentos”, como você pode ver na primeira opção abaixo.

 

Como mandar fotos pelo Whatsapp sem perder a qualidade - Aldeia Marketing de Conteúdo

 

Quando testar pela primeira vez a função, você vai reparar que a forma como a imagem aparece no chat é bem diferente. Depois que ele for enviado, para baixar, basta clicar em cima da mensagem e ela vai aparecer na galeria de arquivos do seu celular – normalmente, na pasta de “Downloads”.

 

 

A compressão de fotos pelo WhatsApp é sempre a mais comum de acontecer, mas é bom levar em consideração que ele não é o único vilão. Para outros comunicadores instantâneos que existem por aí, a dica continua a mesma: envie seu arquivo de imagem do jeitinho que ele foi salvo, sem compressão. Se estiver na dúvida é melhor usar o bom e velho e-mail.

 

Gostou do conteúdo? Confira outros temas no AldeiaBlog!


Compartilhar:

Por:
Aldeia Marketing de Conteúdo