Como mandar fotos pelo WhatsApp sem perder a qualidade
A agilidade da comunicação entre os membros da equipe faz total diferença na rotina de agências e setores de marketing. As trocas de mensagem por e-mail estão dando espaço para formas mais rápidas como os chats de mensagem instantânea. O mais popular deles? O WhatsApp, é claro.
Mas a velocidade, muitas vezes, pode acabar resultando em perda de qualidade, principalmente, quando estamos falando da troca de fotos e imagens.
Veja o que acontece e como solucionar essa questão!
Compressão faz com que a foto perca a qualidade
Toda vez que uma foto é enviada pelo WhatsApp, essa foto passa por um algoritmo de compressão que tira um pouco da qualidade da sua imagem. Em troca, ela fica mais leve e mais fácil para que a pessoa do outro lado baixe-a rapidamente. A diferença de qualidade pode ser pouco perceptível ao olho nu, mas quando comparamos os tamanhos dos arquivos é capaz de levarmos um susto.
Veja abaixo um exemplo de uma foto que precisava ser usada em um catálogo impresso. Repare nos tamanhos do arquivo antes e depois de ser enviado pelo WhatsApp.
O mesmo acontece para uma imagem que já estava bem leve, como por exemplo um post que tinha sido salvo em formato ideal para ser postado nas redes sociais.
O resultado? Sua foto não vai servir para ser usada em nenhum meio impresso e ainda corre o risco de ficar toda pixelizada, com cores estranhas, quando alguém tentar usar ela em uma tela de boa qualidade.
A única forma de garantir que a sua foto comunique fielmente a qualidade original é enviá-la através de alguma maneira sem compressão. Óbvio que se essa imagem já passou uma vez pelo WhatsApp, mandar por e-mail ou outra forma correta depois disso já não adianta de mais nada. Mas a gente tá aqui pra ajudar!
Como mandar fotos do jeito certo
Poucas pessoas sabem, mas o próprio WhatsApp possui uma função que pode ser usada para evitar esse problema. É possível passar seus arquivos de imagem pelo comunicador sem perder nem um mísero bit de informação.
Ao invés de usar a função de envio de fotos, basta passar a mandar seus arquivos de imagem pela função “Documentos”, como você pode ver na primeira opção abaixo.
Quando testar pela primeira vez a função, você vai reparar que a forma como a imagem aparece no chat é bem diferente. Depois que ele for enviado, para baixar, basta clicar em cima da mensagem e ela vai aparecer na galeria de arquivos do seu celular – normalmente, na pasta de “Downloads”.
A compressão de fotos pelo WhatsApp é sempre a mais comum de acontecer, mas é bom levar em consideração que ele não é o único vilão. Para outros comunicadores instantâneos que existem por aí, a dica continua a mesma: envie seu arquivo de imagem do jeitinho que ele foi salvo, sem compressão. Se estiver na dúvida é melhor usar o bom e velho e-mail.
Gostou do conteúdo? Confira outros temas no AldeiaBlog!
Compartilhar: