Black Friday: faça um planejamento para o seu negócio
A Black Friday é uma das campanhas mais aguardadas do ano pelo comércio e pelos consumidores.
O comprador da “Black” é antenado e se prepara para a compra bem antes da última sexta-feira de novembro (25/11).
Eles pesquisam com um mês de antecedência do evento e, a partir da segunda semana de novembro, as visitas nos sites começam a ter mais intensidade. Inclusive, eles estão atentos a possíveis “Black Fraudes”, onde empresas praticam um falso desconto.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2020, pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), a variação da manipulação dos valores chega até 70% em alguns casos, sendo que o maior percentual de aumento é feito entre o final do mês de outubro até meados de novembro.
Se você deseja fazer campanha, ou aproveitar para vender mais, fique atento a alguns pontos, que vão além de um grande investimento em mídia paga!
Prepare-se e comece com antecedência
Planeje os itens que participarão da oferta, como serão os descontos e quanto tempo pretende manter a promoção.
Atente-se sobre a precificação para não ter prejuízos e, ao mesmo tempo, agradar o cliente.
Uma pesquisa feita pela Behup, Pós-Black Friday 2021, indicou que o 2º maior fator que levou usuários a efetuarem uma compra nessa campanha foram descontos acima de 50%, e o principal fator para deixar de comprar foram descontos baixos.
Você pode até pensar que é loucura dar descontos acima de 50%, mas pense no custo de aquisição de um cliente, no qual você terá o dado, abertura de relacionamento e a possibilidade de conhecê-lo cada vez mais a fim de elevar o LTV (lifetime value).
Por isso, escolha produtos que te permitam atrair uma pessoa que tenha o perfil ideal de cliente e ao mesmo tempo diminuir o CAC (custo de aquisição do cliente).
Nessa lógica, pense em produtos de valor agregado intermediário e não os mais baratos. Assim, você terá condições de fazer cross selling (venda cruzada) e up selling (incentivo de venda completa).
É importante lembrar, também, que este ano (2022), temos uma copa em novembro, ou seja, esse evento irá encarecer a compra de mídia.
Portanto, o mês de outubro será decisivo para engajar com conteúdo que gere expectativa para a Black Friday e conquistar os dados primários do público interessado em receber as ofertas (e-mail e WhatsApp).
Atenção a experiência do usuário no seu site
De pouco adianta você separar um grande valor para investir em mídia paga durante a Black Friday, se o seu site não está otimizado.
Você pode acabar recebendo uma boa quantidade de usuários e efetuar poucas, ou nenhuma compra.
A navegação deve ocorrer de forma fluida, intuitiva, facilitando a pesquisa e a seleção de itens, bem como, a finalização da compra.
Se a navegação é complexa, o interesse e a motivação do consumidor diminuem.
Ofereça várias formas de pagamento
Outra dica valiosa, de como se preparar para a Black Friday, é investir em diferentes formas de pagamento.
Esse foi o 4º maior fator que levou usuários a efetuarem uma compra na “Black” passada. Afinal, se não são oferecidas opções satisfatórias de pagamento, o consumidor pode ficar limitado e abandonar o carrinho.
Pagamento por meio de boleto, via transferência, depósito bancário (incluindo PIX), parcelado no cartão de crédito ou de débito são algumas das alternativas.
Algumas lojas conseguem dividir sem juros uma determinada quantidade de parcelas, como seis vezes sem juros, por exemplo. Há também a possibilidade de dividir no boleto.
Frete grátis + entrega rápida e no prazo
As opções de frete podem ser a diferença entre você vender, ou não, nessa Black friday!
Pelo menos é isso que afirmaram os consumidores na pesquisa da Behup, que indicou que o frete grátis como o maior fator que levou usuários a efetuarem uma compra e o frete alto como o segundo maior motivo de desistência.
Mas de nada adianta se a entrega não for rápida e dentro do prazo acordado. As pessoas gostam de receber suas mercadorias no tempo certo ou com antecedência.
Um tempo muito grande para entrega, ou uma espera demorada leva muitos dos consumidores a não comprarem na loja, ou se comprarem, a não o fazerem novamente.
Política de trocas e devoluções clara e objetiva
De acordo com a Lei nº 7. 962/2013, é obrigatório que todas as lojas virtuais tenham uma política de troca e devolução objetiva e que esteja acessível para o público.
Nesse sentido, ela deve ficar, de preferência, no rodapé ou no cabeçalho da página. Ela deve esmiuçar normas, condições e prazos para troca e devolução, explicando todas as etapas que o cliente deve cumprir.
A linguagem usada deve ser simples, para que todos entendam, evitando ambiguidades e oferecendo respostas para as dúvidas dos consumidores.
Até porque, uma pesquisa da Ebit afirma que 44% das pessoas já desistiram de comprar em comércio eletrônico, julgando que haveria complexidade no processo de devolução.
Quanto mais simplificada for a solução oferecida pela loja, melhor para o cliente.
Essa simplificação na política de trocas e devoluções é um diferencial para o cliente, que tem seu problema resolvido em pouco tempo, sem envolver muitos custos nem trabalho.
Tenha um ótimo atendimento ao cliente
O atendimento é algo fundamental em qualquer empresa. Assim, em uma loja virtual, o cliente deve ter à sua disposição diferentes canais de contato com a loja.
O atendimento, nesses canais, deve ser de boa qualidade, com um prazo mínimo de resposta e que deve ser cumprido. Manter um atendimento rápido e humanizado é fundamental para garantir que o cliente permaneça comprando na loja.
É oportuno que os canais se mantenham integrados, de forma a otimizar o atendimento. Dessa forma, quando uma resposta não puder ser dada por determinado canal, outro canal poderá ser usado para suprir a dúvida do cliente.
Principalmente para lidar com transtornos, como a falta de itens no momento do pedido, atrasos na entrega, devoluções e trocas, cancelamentos, reclamações dos clientes e entre outras coisas.
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