Tipos de influenciadores digitais
Talvez você siga muitos desses perfis, e até mesmo já teve uma atitude ou compra motivada por eles. Hoje o nosso assunto é sobre os influenciadores digitais!
Marcas de pequeno, médio e grande porte têm identificado a relevância dos influenciadores no planejamento de ações de marketing. Uma pesquisa desenvolvida pela Qualibest atesta a importância do influenciador digital na decisão de compra.
De acordo com o estudo, 71% dos brasileiros ativos nas redes sociais segue um influenciador digital e, destes, 52% já realizou alguma compra devido às suas publicações.
Mas para acertar em cheio na ação da sua marca, vamos te apresentar os tipos de influenciadores digitais: nanos, micros e macroinfluenciadores!
Nanoinfluenciador
Os nanoinfluenciadores são perfis que possuem de 1k (mil) a 10k (dez mil) seguidores, o que pode parecer pouco, mas os resultados na produção de conteúdo e ações com as marcas podem surpreender.
Por se tratar de um número pequeno, geralmente dentro de um nicho específico, a influência desses perfis segue quase uma relação de amizade, onde o nível de confiança é muito alto, expressa personalidade forte e uma comunicação quase boca a boca.
Além disso, os nano são muito relevantes devido ao alto nível de alcance e engajamento nas publicações.
Para as empresas, os nanoinfluenciadores podem ser uma ótima oportunidade de alavancar os negócios, com um valor mais acessível para parcerias com pequenas empresas.
Afinal, nada melhor do que um publi post para aumentar sua base de seguidores, engajamento e concretizar diversas vendas dos produtos.
Microinfluenciadores
Apesar de não serem tão nichados quanto os nanos, os microinfluenciadores contam com uma audiência que varia entre 10 e 50k, mas sabem abordar muito bem todos os assuntos que estão em torno da sua produção de conteúdo.
Por isso, os seguidores podem contar com uma melhor qualidade técnica e maior frequência no feed.
Essa categoria flutua entre os macros e os nanos, o que pode significar preços mais acessíveis para parcerias. Para as marcas, os seguidores fieis e engajados com o perfil de um microinfluenciador podem gerar resultados excelentes para o negócio, de acordo com o público-alvo da marca.
Se for optar por um microinfluenciador em uma ação, fique por dentro do seu mídia kit. Estude personalidades que estejam de acordo com a mensagem que sua marca deseja transmitir e se relacionar.
Macroinfluenciadores
Os macroinfluenciadores são peixes grandes nas redes sociais, e ficam atrás apenas dos megainfluenciadores.
Com sua audiência entre os 500k e 1M (um milhão) de seguidores, esses produtores de conteúdo não têm mais um público segmentado, e sim, totalmente heterogêneo.
Portanto, conversam sobre diversos temas diferentes, com públicos variados, mas carregam um grande apelo quando se trata de vendas por influência.
Geralmente, os macroinfluenciadores são personalidades já firmadas na mídia e no mundo dos produtores de conteúdo, o que também pode deixar os preços de publi um pouco mais altos.
Mas para as marcas que desejam atingir o maior número de pessoas, em ações com possíveis projeções nacionais, essa pode ser uma excelente escolha!
Quer fazer uma ação com influenciadores para sua empresa? Da seleção de casting ao envio dos produtos e acompanhamento da ação, nós te ajudamos! Entre em contato!
Compartilhar: