Drops Aldeia: O que é cultura da convergência?
A internet tem um espaço cativo na rotina das pessoas, e isso faz com que elas mudem os seus hábitos e transformem até mesmo a sua maneira de lidar com o outro. Por isso, é necessário que os profissionais de comunicação entendam as principais metodologias e conceitos para estarem de acordo com as expectativas dos usuários. Um deles é o conceito de cultura da convergência.
O termo cultura da convergência foi criado pelo pesquisador Henry Jenkins e se refere propriamente a três fenômenos distintos, mas interligados entre si: o uso de diferentes mídias, a cultura participativa e a inteligência coletiva.
Leia mais sobre!
Fenômenos
O uso de diferentes mídias
Na cultura da convergência, os conteúdos são instantâneos. Atualmente, por exemplo, a pessoa pode acompanhar a televisão e ver fotos ou vídeos no celular ao mesmo tempo. Isso mostra que tudo está de modo fácil na palma da mão. O que, por consequência, reafirma o compromisso da área do marketing de se adaptar a cada novidade lançada para investir em um novo modelo de negócio.
Cultura participativa
Nessa convergência de mídias, o consumidor garante mais poder de participar até da construção de novos conteúdos. Um exemplo é quando reality shows utilizam de plataformas digitais de votações para que o espectador sinta efetivamente que fez parte das decisões e do futuro dos jogadores.
Inteligência coletiva
Um pensamento em grupo pode ser mais construtivo do que o pensamento de uma só pessoa, já que existe aí uma junção de conhecimentos. Por isso, um conteúdo em determinado meio pode gerar debates e discussões relacionadas à percepção do público, o que também pode agregar em novas ideias.
Vertentes
A cultura da convergência criou também duas vertentes: a transmídia e a crossmedia.
A primeira acontece quando mensagens diferentes, relativas ao mesmo universo, são compartilhadas em mídias diversas, como forma de completar o conteúdo original.
Já a segunda é quando um mesmo conteúdo é exibido em diversos meios, mas sem sofrer modificações do que está sendo exposto.
Marketing e cultura da convergência
E como se pode colocar a cultura da convergência em prática? Para isso acontecer, é preciso, antes de tudo, formular estratégias para que o público se sinta atraído pelos conteúdos.
A diversidade de atuação é essencial. Usar as novidades das redes e os diversos meios deve ser importante na construção de planejamentos. Além disso, a capacidade de exploração deste conteúdo deve ser uma constante, para que se possa ter a possibilidade de oferecer ao público uma experiência narrativa única e rica em conhecimento.
Confira mais conceitos no Drops Aldeia!
Compartilhar: