Maneiras de contratar: contrate o que você precisa!
Óbvio né? A gente até acha, mas a nossa vivência mostra que é muito mais comum do que se possa imaginar.
Uma situação muito comum é aquela em que o executivo da organização é muito antenado com as novas tecnologias e as tendências de mercado e, com base nisso, monta o briefing para a contratação de uma agência de comunicação.
Também acontece com frequência de o briefing ser construído com base na observação do que concorrência e marcas admiradas estão fazendo.
Com base nisso, a organização faz contato com as agências, envia a demanda e pede uma proposta comercial. Aí é só negociar e avaliar o preço, a qualidade técnica e assinar o contrato. Pronto. Basta colocar o escopo em prática e começar a colher os resultados.
Errado. Ou, para não ser muito enfático, talvez esteja errado. A gente explica!
Canais e estratégias
Há muito tempo atrás as opções de estratégia de mídia, por exemplo, eram basicamente jornal impresso, TV e rádio.
Mais simples de operar, mas muito mais complexo de medir o impacto de uma campanha. E assim, se alguma decisão foi errada era até difícil saber.
Há algum tempo já não é tão simples assim. Os canais e ferramentas disponíveis multiplicam as possibilidades de estratégias, táticas e ações a um nível que trouxe uma grande complexidade para o marketing e a comunicação. E se antes nem tudo se aplicava a todas as marcas, atualmente essa é uma verdade ainda mais absoluta.
Portanto, nem tudo o que é tendência e novidade se aplica a sua organização. E sua organização não precisa estar nesta vanguarda sempre.
Investimento e resultados
O lado bom é que a depender das escolhas é muito mais fácil medir o resultado rapidamente e com menos investimentos.
Se inspirar na concorrência não é uma má ideia. Porém, é importante sempre ponderar: será que está dando certo para eles? Os resultados estão satisfatórios? Por que nós só vemos a implementação, de forma superficial, não vemos o que ela está entregando.
E nos dois casos, seja seguindo tendência, seja fazendo benchmarking na concorrência, considere antes de tudo a verba disponível.
Qual a orientação da Aldeia?
Deixe a agência propor.
Faça um briefing que não determine escopo, mas que apresenta desafios que a sua organização está vivendo. Liste o momento em que sua empresa está, o cenário do mercado, os concorrentes, objetivos da sua organização e até mesmo apresente uma matriz FOFA.
Faça uma triagem e apresente este briefing. Deixe as agências formularem um projeto que te dê solução para os desafios. Se você escolher os players certos receberá escopos diferentes – claro, cada empresa tem uma forma de pensar e existem inúmeros caminhos para chegar a uma mesma solução – , mas todos estarão focados em atender a sua necessidade e não o seu desejo.
Está em dúvida sobre as maneiras de contratar? Veja os nossos cases e conheça a Aldeia!
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