6 livros que todo jovem designer deve ler
Começou a faculdade de Design agora e está procurando por referências? Quer entender mais sobre a área, ter novas visões e tirar maior proveito dela no mercado de trabalho?
Meu nome é Douglas Oliveira, sou designer na Aldeia, e separei 6 dicas de livros essenciais para todo jovem designer ler!
Confere aí!
1 – História do Design Gráfico – Philip B. Meggs
Este é um livro excelente para você entender a história do design gráfico, é um apanhado geral e detalhado sobre toda a evolução do Design.
Ele aponta principais nomes e grandes projetos da área, como o primeiro livro impresso no mundo, abordando desde a invenção da escrita, passando pelos movimentos artísticos, e seguindo, enfim, para as novas formas de produções gráficas digitais.
É uma possibilidade de entender as influências de projetos e obras que ecoam até os dias atuais. Gosto muito!
2 – Elementos do Estilo Tipográfico – Robert Bringhurst
Em qualquer área do design que você for trabalhar, a tipografia vai ser sempre um elemento fundamental e indispensável para um bom resultado do seu projeto, seja na produção de impressos, identidade visual, sinalização, UI design e etc.
É importante compreender como a tipografia se comporta, como ela é formada, e como te ajuda em cada projeto.
Se você quer aprender a projetar tipografias, esse livro é para você. Robert Bringhurst não só mostra toda a anatomia do tipo (fonte) com suas características e particularidades, como te ensina fazer e usar uma tipografia de forma prática. Neste livro você tem acesso a conceitos e regras indispensáveis para o trabalho de um bom designer.
Me ajudou demais na minha formação!
3 – A Psicologia das Cores: como as cores afetam a emoção e a razão – Eva Heller
Assim como a tipografia, a cor é um elemento que vai estar presente em praticamente todos os tipos de projetos possíveis de design.
Cor é mensagem e significado, portanto entender como as pessoas entendem as cores é importante para executar um projeto eficiente.
O livro “A Psicologia das Cores” é fruto de uma pesquisa feita por Eva Heller e traz uma abordagem de como nós, seres humanos, entendemos psicologicamente as cores, como elas podem nos afetar, tanto emocionalmente como racionalmente.
Com o livro, fica mais fácil entender culturalmente como as cores funcionam e como o designer pode usá-la ao seu favor para produzir um projeto.
4 – Das coisas nascem coisas – Bruno Munari
Quem nunca, quando iniciante, se deparou com um projeto que nunca fez na vida e não soube por onde começar? É comum quando se está iniciando não ter alguns processos do projeto definido.
Essa é uma dica de livro para você que ainda não tem ou não faz ideia de como funciona uma metodologia de projeto aplicada ao design.
Bruno Munari apresenta de forma simples uma metodologia de projeto que pode ser aplicada para diversos tipos de projetos.
O designer precisa entender etapas de projetos para não se equivocar com o resultado final de um trabalho e o livro mostra justamente isso, as subdivisões das etapas de projeto, pesquisa, análise, definição de problema, dentre outros.
5 – Briefing: A gestão do projeto de design – Peter L. Philips
Briefing é um tópico que muito designer iniciante tem dificuldade. Qual pergunta fazer e não fazer para um projeto de identidade visual? E para diagramar um livro? Fazer um site? Pode ser mesmo complicado, então essa dica é para você que ainda não tem ou não entende como montar um briefing.
Peter mostra através de suas experiências quais são as perguntas certas para captar insights e estruturar melhor seu projeto.
Ele mostra a importância de fazer um briefing eficaz, seus elementos essenciais, como usar o briefing para dar credibilidade e defender seu projeto, entre outros.”
6 – The Brand Gap: O Abismo da Marca – Marty Neumeier
Por fim, mas não menos importante, essa é uma indicação para você que quer começar a conhecer o mundo do brand, ou que vai participar direta/indiretamente na construção estratégica de uma marca, seja na produção de uma identidade visual ou até em posts para redes sociais.
Marty Neumeier discute sobre o abismo que existe entre estratégia e experiência de marca, trazendo um contexto histórico de como o branding surgiu, explorando como as pessoas passaram a se relacionar com a marca e seus significados, entre outros.
O autor ainda entrega um passo a passo para criar uma estratégia de marca, e explica conceitos presentes neste mundo. Indico muito!
Se você chegou até aqui, obrigado! Espero que tenha curtido todas as dicas! Para não deixar o assunto se perder, recomendo também conferir os outros posts da nossa seção Branding, beleza?
Até a próxima!
Compartilhar: