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O manual de marca moderno

13/11/2019

A identidade visual de uma marca reflete toda sua personalidade, para que se torne memorável na mente das pessoas. Isso é construído pelo desenho da própria marca, somado aos elementos gráficos associados a ela, como cores, ícones e padrões. O resultado é um manual de marca consistente.

É de boa prática do design estabelecer normas de uso e aplicações de marca e identidade visual através dos manuais de marca – que regem todas as normas e informações necessárias para o seu bom uso – sem que ela perca sua essência quando trabalhada por terceiros.

Grandes marcas com manuais extensos geralmente englobam uma série gigantesca de normas e regras, porém se limitam apenas a questão visual, o que hoje em dia, em época de internet, não é mais tão usual.

A importância do Branding

A percepção do branding como todo pelo mercado tem crescido bastante nos últimos anos para acompanhar a dinâmica, a velocidade de mudanças, as exigências de representatividade, empatia e engajamento que o consumidor contemporâneo exige para ater sua fidelidade a uma marca. Isso demanda mudanças nos clássicos manuais de marca engessados que não estão preparados para o mundo digital.

É cada vez mais comum ver nos manuais não só apenas as normas habituais de uso de marca, mas também diretrizes sobre o branding desenvolvido, para que qualquer terceiro que faça uso da marca, tenha consciência de como ela se comporta e fala, e também do que ela representa para e no mundo, pensando em seu consumidor final.

Veja alguns conteúdos importantes que estão aparecendo nos manuais modernos além das diretrizes visuais:

  • Essência
    Expressa de forma emocional o conceito de criação inicial da marca. Quem ela é, de forma filosófica e duradoura.
  • Propósito
    É a razão pela qual a marca existe, qual o seu papel no mundo.
  • Arquétipo
    É como o consumidor percebe uma marca inconscientemente baseado no posicionamento da mesma. Sua principal característica é ter uma função básica na vida das pessoas.
  • Pilares de Valores
    São as causas e crenças que regem as ações de comunicação de uma marca. Precisam estar presentes em qualquer que seja o ato de comunicação feito.
  • Brand Persona
    É a personificação da marca com características e personalidades de uma pessoa específica que reflete na forma como ela se comunica.
  • Buyer Persona
    É a personificação dos clientes reais de uma marca. Quem são, como se comportam e o que querem.
  • Slogan
    Palavra ou frase curta de fácil memorização que firma o posicionamento da marca perante o mercado.

Essas diretrizes são essenciais para gerar identificação com o cliente/usuário da marca, criando um vínculo afetivo entre eles.

Uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, apontou que 67% dos entrevistados se mostraram dispostos a comprar um produto de uma marca com a qual eles se identificam e se dispõem a pagar mais por isso por enxergarem valor real nela.

Por isso, é importante que as marcas incluam o branding em seu planejamento estratégico, e façam esse registro no manual de marca, para não correrem o risco de criar um ruído na percepção do cliente final, e refinar cada vez mais um vínculo verdadeiro e sólido com ele.


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