Case Assessoria de Imprensa Sindipostos - Aldeia Marketing de Conteúdo

CENÁRIO

Em seus 35 anos de atuação, a relação do Sindicato do Comércio Varejista dos Postos de Combustíveis do Espírito Santo (Sindipostos-ES) com a imprensa em boa parte desse período foi marcada pelo pouco conhecimento dos jornalistas sobre o mercado de combustíveis. Somado a tantas particularidades do segmento – monopólio na produção, oligopólio na distribuição, alta regulação, margens achatadas e controle estatal dos preços –, havia assim uma dificuldade de diálogo entre o setor e as redações dos veículos.

DESAFIO

Tratar de um segmento complexo e repleto de particularidades como o dos postos de combustíveis é, por si só, um grande desafio. No que diz respeito à imprensa, havia a necessidade de explicar tamanha complexidade numa linguagem simples, transparente e direta para os profissionais e, ainda, abrir um canal de comunicação que até então era muito frágil.

EXECUÇÃO

Para trabalhar da melhor forma o desafio da desinformação, a Aldeia desenvolveu conteúdos sobre o segmento que explicavam o mercado desde a produção na refinaria até o consumidor final, destrinchando suas características. As apresentações foram realizadas dentro dos veículos de comunicação, com a presença de diretores do Sindicato e revendedores associados. Na abertura, um representante do Sindipostos explicava que para ser um sucesso, ao final da reunião todas as perguntas deveriam ser feitas, sem rodeios e cerimônias. Além disso, a apresentação tocava em temas até então considerados tabus para o setor.

RESULTADOS

A informação e o diálogo trouxeram coberturas mais equilibradas, imparciais e efetivas na representação da realidade. A alta de preços, fato gerador de notícias negativas mais comum e sempre tratado como uma orquestração para elevação de lucros, passou a ter uma cobertura mais factual – a flutuação de preços para cima sempre gera desconforto nos consumidores e continua tendo destaque na imprensa, mas a abordagem é mais ponderada.