Ajuda: níveis de acesso ao ambiente receptivo versus potencial de setup

27/01/2020 - por: Marcelo Bozi

Se você está consultando este tópico de ajuda, provavelmente é porque está delegando para a Aldeia a responsabilidade de criar condições de coleta, análise e consumo de dados em um ambiente receptivo. Ou seja: um site, ou um sistema WEB, ou uma landing-page (etc.) e para algum web-serviço, como o Google Analytics, Pixel do Facebook, pixel do LinkedIn, código de acompanhamento do RD Station, dentre centenas de ferramentas que só conseguem funcionar em plenitude se estiverem devidamente instaladas e configuradas para tal.

Ocorre que, assim como para se fazer um excelente bolo é necessário ter os melhores ingredientes e os melhores equipamentos, para se fazer um setup/ configuração adequados são necessários alguns pré-requisitos que não dependem em NADA da Aldeia. Mas sim de você, cliente. E, conforme aumenta a qualidade destes pré-requisitos, podemos sair de implementações mínimas para excelentes.

Listamos abaixo, por ordem de importância, os recursos que precisamos para fazer implementações, do nível mais raso ao mais profundo. E ao final da página, você encontrará um 'simulador de poder' de setup, que te mostrará o poder que temos, dentro das condições que você conseguir nos dar.

1. Dados de acesso FTP

  • O que são?" São dados compostos por um nome de usuário + senha + endereço FTP + especificação de modo de autenticação (normal ou seguro) + número da porta de conexão.
  • Para que servem? Para se acessar remotamente o ambiente de hospedagem do seu site, sistema ou aplicação.
  • Como a Aldeia os usará?: Para baixar, editar e substituir arquivos do site, sistema ou aplicação, inserindo os códigos que o serviço que precisa ser implementado exige.
  • Quais cuidados são envolvidos? Devo me preocupar? A Aldeia possui uma equipe altamente experiente nestes tipos de demandas, com capacidade de desenvolvimento em linguagens como PHP; ASPX; Java Script; JQuery; NODE.js, etc. Nada é alterado fora do escopo do projeto. Além disso, seus dados de acesso são armazenados de forma criptografada, de forma que apenas os profissionais do setor consigam utilizá-los. Paralelo a isso, os arquivos que serão alterados terão sua versão original salva para uma eventual necessidade de restauração (go-back) e, caso possua protocolos de registro de alterações, fornecemos documentação das alterações, com justificativa e linhas afetadas.
  • Onde obter os dados de FTP da minha hospedagem? Solicite à sua equipe de TI, ou ao profissional / agência que desenvolveu o seu site. Caso tenha perdido, será necessário abrir um chamado junto ao suporte da sua hospedagem e solicitar dados de acesso. Recomendamos aproveitar e solicitar a alteração de senha. Os seus dados FTP precisam ser guardados em local seguro, assim como você trataria os seus dados bancários e senhas.

Já possui os seus dados FTP para nos enviar? Clique aqui e baixe uma planilha para preencher e nos enviar por email.

2. Acesso ao painel WordPress com poderes administrativos

Sem o acesso ao ambiente de servidor, as possibilidades ficam mais restritas. Mas, caso o seu sistema administrativo de site seja WordPress, há a possibilidade de editar o código de alguns arquivos usando a opção "Editor de Temas" conforme abaixo. Neste caso, crie um usuário para a Aldeia usando o email performance@aldeiaconteudo.com.br. E faça contato conosco nos notificando (este endereço de email é usado por nossas automações/ robôs).

3. Acesso ao painel do servidor da hospedagem

Algumas plataformas de compra de mídia (a exemplo do Facebook) para geração de tráfego para o site exigem que quem opera a conta de anúncios PROVE que o site é seu, ou que possui autoridade para isso. Uma das formas de provar é criando um registro nos dados DNS da hospedagem.

E é no gerenciador da hospedagem que são administrados os registros DNS, além de outros recursos que possibilitam que o site funcione corretamente. Exemplo: capacidade de armazenamento de arquivos; memória RAM; gerenciamento de bancos de dados, etc.
NÃO CONFUNDIR PAINEL DO SERVIDOR DA HOSPEDAGEM COM O PAINEL DO SITE (ou "CMS"). No painel da hospedagem se gerencia recursos (o terreno; a base). No painel que gerencia site se administra conteúdo (a 'construção'/ a decoração do site). Quando você vai criar posts para seu blog e páginas para seu site, você usa o CMS (gerenciador do site). Quando você vai configurar o ambiente onde seu site está (o 'terreno') você usa o GERENCIADOR DA HOSPEDAGEM.

4. Acesso ao Google Tag Manager

É perfeitamente possível a implementação e setups de serviços por meio do Google Tag Manager, o gerenciador de tags do Google. Com ele é possível a implementação quase no nível que o acesso FTP permite. Caso o seu site possua o GTM, basta nos dar acesso ao contêiner pelo email performance@aldeiaconteudo.com.br. Mas lembre-se: além de dar o acesso, avise-nos por telefone ou WhatsApp. O email citado aqui não é usado por seres humanos (apenas robôs de gerenciamento de serviços).

5. Acesso administrativo pleno à plataforma de E-commerce

Caso o que precisa seja o setup/ configuração de e-commerce, as plataformas mais usadas pelo mercado costumam já serem compradas com setup configurável / realizável por meio de janelas amigáveis do próprio sistema, dispensando a modificação do código-fonte. Quando no máximo, alguns recursos apenas não foram habilitados. Quando recebermos o acesso poderemos fazer esse diagnóstico.

Casos específicos precisaremos estudar de forma mais individual. Conte conosco. Clique aqui e veja como falar conosco.

6. Simulador de potencial de configuração e setup, conforme acessos dados à Aldeia