SAC 3.0: otimização na relação empresa X consumidor - Aldeia Conteúdo

SAC 3.0: otimização no relacionamento entre empresa e consumidor

Com a revolução tecnológica atingindo diversos setores das empresas, não é novidade que o relacionamento com seus consumidores também tenham passado por transformações nos últimos anos. A reformulação do antigo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para o SAC 3.0 foi indispensável para que a relação entre marca e consumidor fosse construída de forma mais saudável.

Com o boom das redes sociais, esses canais de comunicação se tornaram meios oficiais para grande parte das empresas, que viram a oportunidade de interagir e encantar seus clientes.

Após a aquisição de um produto ou serviço, em alguns casos, o consumidor necessita tirar uma dúvida, fazer uma solicitação ou reclamação, que pode se referir desde o atendimento até a sua experiência final.

Seja qual for a situação, o SAC da empresa será o canal oficial para qualquer demanda dessa natureza. Como um dos principais ganhos, a internet viabiliza monitorar o comportamento dos clientes, realizando, a partir daí, estratégias assertivas.

O que é o SAC 3.0?

Esse sistema de comunicação, estabelecido entre marca e consumidor, busca atender um novo perfil de cliente, que na correria diária exige instantaneidade no atendimento.

Com isso, as empresas estudaram novas abordagens de atendimento, e hoje utilizam das técnicas do SAC 3.0, que visualiza o padrão de comportamento na rede, entendendo cada cliente como pessoas únicas.

Antes, o sistema era gerido através de telefones e diversas transferências ao setor especializado, ou até mesmo atendidos por robôs. Atualmente, a agilidade, precisão e personificação são pontos fortes dessa evolução no atendimento. A comunicação é mais inteligente e eficaz, com contato 100% humano, além de concentrar o retorno ao cliente através do canal escolhido pelo próprio.

Com a tecnologia acessível, o cliente tem acesso a diversas redes sociais na palma da mão. Basta alguns cliques e pronto, ele já está em contato com a página da empresa no Facebook, Instagram, Twitter ou outras redes.

A importância do SAC 3.0

Para qualquer marca é importante que o atendimento, seja onde for determinado, tenha qualidade do começo ao fim.

Com a evolução para o SAC 3.0, o processo possibilita que as empresas conheçam profundamente o perfil dos clientes.

Através de um atendimento personalizado é possível identificar as semelhanças dos consumidores e traçar planejamentos estratégicos mais assertivos, que impactam diretamente nos custos e vendas.

Durante o contato com o cliente, também é possível reverter um possível quadro de insatisfação e através do feedback determinar o quão eficaz está sendo o sistema de relacionamento estabelecido. Por meio de interações bem geridas, o engajamento do perfil aumenta, alcançando mais pessoas e, consequentemente, trazendo mais visibilidade.

Importante lembrar que no SAC 3.0 os clientes buscam não só uma solução, mas sim uma experiência mais íntima ao se relacionar com a empresa.

Algumas empresas são resistentes ao SAC 3.0, devido ao tempo de implementação dos métodos. Porém, é fundamental que as marcas vejam como um trabalho que busca fortalecer a fidelidade do cliente e o poder da marca no mercado.

Como implementar o SAC 3.0?

O processo para implementar o SAC 3.0 não é tão demorado como pode se imaginar, entretanto, é necessário que a equipe esteja em total entrosamento, para que a atividade funcione de forma fluida.

Após determinar uma brand persona, que é quem vai definir o tom do diálogo com o consumidor, é necessário organizar cada etapa do atendimento.

Seguindo as diretrizes, a entrega de experiências positivas é certa, com um cliente mais feliz e satisfeito! 🙂

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Por:
Aldeia Marketing de Conteúdo