A importância do nível de consciência do cliente no marketing digital
Se você trabalha com marketing provavelmente já ouviu o termo “níveis de consciência do cliente”.
Antes de finalizar uma compra, o consumidor passa por algumas etapas de relacionamento com a marca. Medir esse nível de consciência colabora para avaliar e “medir” o momento em que uma audiência está em sua trajetória, se está pronta para a compra do seu produto ou serviço.
Não usar isso a seu favor vai afetar suas campanhas de mídia paga e até nas abordagens de comunicação como um todo.
Veja como funciona!
Importância do processo
O grande foco do processo é entender a mente do consumidor, ou seja, seus pensamentos, ações e o que ele faz antes de ser impactado por qualquer anúncio ou mensagem publicitária.
Isso se dá por conta da falta de compreensão sobre o próprio problema, enquanto outros desconhecem qualquer solução ou cura para seus problemas o que leva a novas possibilidades.
De acordo com o autor, e um dos grandes nomes do copywriter, Eugene Schwartz, existem 5 níveis de consciência, que vão desde o inconsciente, evoluindo entre a consciência do problema até a total noção do que é o produto ou serviço oferecido.
1. Inconsciência do problema
Nesse ponto, não há entendimento sobre o problema e o consumidor não possui desejo claro em sua mente.
Listando em um funil de vendas, esse seria o topo do funil. O público é frio, totalmente alheio ao problema. Este é o tráfego para quem irá ver o seu conteúdo através de um anúncio, ou de forma orgânica, mas não sabe da sua existência e nem do produto.
Dessa forma, sair ofertando para essa determinada pessoa, pode ser um tiro no pé!
2. Consciência do problema
Aqui o suposto lead, ou potencial interessado, está aborrecido com o problema e precisa solucioná-lo.
Por esse motivo, o consumidor passa a pesquisar ativamente em busca de uma solução. Ou seja, eles não sabem da sua existência, mas buscam uma informação de forma consciente.
Transitando, então, entre o topo e o meio do funil.
3. Noção da solução
Agora chegou o seu momento de “brilhar”! Porque o público já entende o problema e possui informações.
O seu principal objetivo é mostrar a solução e como você pode ajudar. Sendo assim, o consumidor sabe a sua posição e onde ele quer chegar.
Porém, ele ainda não sabe exatamente o que deve fazer, passando a buscar informações mais completas e até capaz de efetuar a primeira “compra”, podendo se tornar um lead dentro da sua base.
4. Compreensão do produto
No penúltimo nível o consumidor está indeciso. Podendo até pesquisar com a intenção de compra.
Você e o seu produto já são conhecidos(as), porém, o consumidor ainda não está totalmente convencido que o seu produto é o melhor. São pessoas que reconhecem que desejam resolver algo ou obter ganhos e desejos há muito tempo.
Tendo isso em mente, procure quebrar objeções finais e agregar valor, com:
1. FAQs;
2. Depoimentos de clientes;
3. Resultados que você já alcançou;
4. Dados e informações claras sobre ganhos.
5. Conhecimento total
Neste momento, falta o último e o passo mais almejado por seu consumidor: a compra.
Ele tem consciência sobre o problema, sabe que você existe e precisa de uma oferta irresistível, que seja tão boa e impossível de ser ignorada. Nessa fase você pode fazer ofertas diretas desde o primeiro momento, apostando nas campanhas e na qualidade do seu trabalho.
Continue agregando valor, com:
1. Boas propostas;
2. Condições de preços exclusivos;
3. Reforço da sua autoridade e a garantia da solução dos problemas.
Não deixe de investir na sua marca. Veja o motivo!
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