Jornalismo na era digital: o que você precisa saber
Melhor do que viver este mundo de atualizações constantes, é compartilhar esses novos conhecimentos com o mercado. Por isso, um dos eventos que a Aldeia realizou, em 2018, foi o “Jornalismo na Era Digital: o que é preciso saber?”.
Neste workshop, que aconteceu na WIS Educação, recebemos jornalistas para falar sobre as mudanças e as oportunidades para a profissão no digital.
Pra você que não conseguiu estar presente, aqui vai um pequeno resumo sobre o que falamos por lá!
Mudanças na forma de consumir notícias
Ao longo dos últimos anos, o mercado de jornais impressos vem observando uma retração. A participação de outras mídias e formas de consumo foram crescendo gradualmente, e a velocidade com que atingiram milhões de usuários também.
Enquanto a internet levou sete anos para chegar a marca de 50 milhões de usuários, o WhatsApp conseguiu o mesmo feito em apenas um ano.
Antes, a assinatura dos jornais faziam com que o leitor não precisasse ir até a banca para comprar seu jornal, recebendo-o em casa. Agora, o leitor não precisa nem mesmo ir até a porta ou caixa de correio. Essa mudança é apenas uma nova forma de distribuição.
Um erro comum é achar que a internet irá acabar com o jornal impresso ou que nesse embate apenas um sairá vitorioso. Ambos podem ser meio de informações complementares e coexistir de acordo com a necessidade momentânea.
Novo modelo de negócio
O processo de produção da notícia também foi impactado pelas mudanças da tecnologia e inovação. Isso principalmente pela velocidade em que elas precisam estar prontas e pelas novas formas de pautar, procurar fontes e apurar a matéria de forma geral. Inclusive, explicamos algumas formas de fazer isso através do Facebook e do LinkedIn, em tutoriais que você vai poder conferir em breve por aqui.
Como toda mudança de cenário, junto com as necessidades, também vieram novos obstáculos. O jornalismo precisava de um modelo de negócio que mantivesse a qualidade, a credibilidade e a sua receita. Para isso, conquistar a audiência e manter a relevância em todos os canais se tornou essencial.
Esse processo de produção acelerada gerou uma enorme demanda de informações distribuídas em todo tipo de canal. De acordo com o CEO da Google, Eric Schmidt, “a cada dois anos hoje, criamos tanta informação quanto do início da civilização até 2003”.
Como atrair a atenção do público
Em um meio tão disputado, como atrair a atenção do público para o seu conteúdo?
A criação de um conteúdo relevante e de credibilidade é o que ajudará você ou a sua empresa nessa empreitada, que tem uma relação direta com o posicionamento do seu site, blog ou portal de notícias dentro do Google.
Além disso, um SEO bem executado, aliado a este bom conteúdo, renderá um melhor ranqueamento, aumentando também a credibilidade e o acesso às suas páginas.
Aqui vão algumas ferramentas que podem te ajudar:
- Facebook Insights (onde você pode buscar pautas para sua matéria ou conteúdo)
- LinkedIn (onde você pode buscar fontes)
- Google Analytics (onde você vai analisar da onde está vindo o seu tráfego)
Fique ligado para as próximas novidades que postaremos por aqui!
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